Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Acontece

1° Prêmio Neusa Maria de Jornalismo anuncia vencedores

Por: REDAÇÃO PORTAL
A intenção da premiação é valorizar o jornalismo profissional feito por pessoas não brancas e por pessoas trans.

Foto: Divulgação

27/10/2020
    Compartilhe:

O Prêmio Neusa Maria de Jornalismo, iniciativa de repórteres negros, registrou 151 inscrições em apenas nove dias, o equivalente a uma inscrição a cada uma hora e meia.

O período de inscrições foi curto, porque o prêmio nasceu da inquietação de comunicadoras e comunicadores negras com os finalistas indicados aos principais prêmios do jornalismo brasileiro.

Matheus Moreira, repórter da Folha de S.Paulo e um dos organizadores, disse que o Prêmio Vladimir Herzog, por exemplo, indicou na categoria arte uma mulher branca que ilustrou uma reportagem sobre sistema socioeducativo. “Tanto a reportagem como a ilustração são incríveis, mas a reportagem, escrita por pelo menos oito pessoas negras, não foi finalista. A arte, feita por uma única mulher branca, foi”, aponta.

A intenção, ainda segundo os organizadores, é valorizar o jornalismo profissional feito por pessoas não brancas e por pessoas trans. Isso porque as minorias étnicas e de gênero são, normalmente, deixadas de fora das redações dos grandes e médios jornais, que se mantém majoritariamente masculinos, cisgêneros e brancos.

A maior parte dos homenageados é do estado de São Paulo (47%), seguidos pelo Rio de Janeiro (9,9%) e pela Bahia (9,2%). Em termos de idade, a idade média dos homenageados é 29 anos.

A ampla maioria é mulher (59,6%), enquanto os homens representam 39%. Há uma mulher trans entre os homenageados e uma pessoa trans não binária. As informações são autodeclaratórias, havendo, portanto, pessoas trans que preferiram identificar-se apenas pelo gênero para o qual transacionaram.

Do total de homenageados, cerca de 97% é negro (preto ou pardo), há também um afro indígena, uma pessoa amarela/asiática e duas pessoas brancas (ambas são pessoas transsexuais).

Entre os homenageados, 67,5% têm ensino superior completo e 61,6% trabalha em redação jornalística.

A equipe do Prêmio Neusa Maria de Jornalismo dedica um muito obrigado a todas e todos os que se inscreveram, compartilharam, apoiaram e incentivaram.

Clique aqui e confira cada um dos homenageados.

Com informações do Portal Alma Preta

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook