Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Acontece

Cruzeiro do Alto da Sé destruído por ataque de vândalos

Por: GILBERTO SOBRAL
O Cruzeiro do século 18, que faz parte do conjunto de monumentos tombados pela UNESCO em Olinda foi alvo de destruição na madrugada de hoje.

Foto: Reprodução WhatsApp

08/08/2020
    Compartilhe:

Dois dias após celebrar seu padroeiro de Olinda São Salvador do Mundo, o Alto da Sé foi alvo do ataque covarde e despropositado de vândalos que destruíram na madrugada de hoje (8) o Cruzeiro que fica em frente à Catedral Metropolitana. 

O conjunto de monumentos que compõe o Alto da Sé, é tombado pela UNESCO como Patrimônio da Cultural da Humanidade, assim como todo o Sítio Histórico da cidade.  O local é apontado como o ponto turístico mais visitado do estado e vem sofrendo com o descaso e a falta de cuidado que merece.

O Cruzeiro faz parte desse conjunto tombado. Remota do Século 18 e sua importância religiosa e histórica é tanta quanto da própria Catedral, já que os dois monumentos dialogam entre si.

A historiadora Aneide Santana, moradora da cidade, se mostrou chocada e acima de tudo muito triste com essa situação. “O Conselho de Preservação alertou no início da pandemia da necessidade de se ter um cuidado maior com Patrimônio Histórico nesse período. A cidade está parada e isso é um prato cheio para o vandalismo. Não podemos pensar um cuidar dessa riqueza de forma desarticulada. Prefeitura, IPHAN, FUNDARPE e Conselho Estadual de Preservação precisam urgentemente voltar a dialogar com a sociedade civil.. Essa maravilha não é minha, muito menos de A ou B. Olinda é patrimônio de toda a humanidade e precisa ser tratada como tal” desabafou a historiadora. 

O Presidente do Conselho de Preservação dos Sítios Históricos de Olinda, arquiteto Jorge Tinoco, lamentou o ocorrido e confirmou o alerta. “As ruas e ladeiras históricas de Olinda estão desertas. Sem movimentação comercial e turística, nossos monumentos ficam vulneráveis à ação de vândalos. O CPSHO alertou o poder público local para essa situação. O Alto da Sé tem pouquíssimos moradores e posto da Guarda Municipal e da Policia Militar estão desativados” alertou mais uma vez Tinoco.

O secretário de segurança urbana de Olinda, Coronel Pereira Neto, informou que a Guarda Municipal, assim que tomou conhecimento isolou o local. A polícia civil foi acionada para iniciar as investigações. Quanto ao posto de apoio da GM no Alto da Sé “Desde que essa gestão instalou o posto do Alto da Sé, ele funciona regularmente até às 18h” finalizou Pereira.

Segundo a Companhia Independente do Turista, CiaTur, responsável pelo patrulhamento no local, recebeu a informação que o individuo que praticou o ataque foi localizado em unidade hospitalar. Uma viatura policial comandada pela Sub-Tenente Valentina, oficial de plantão, está seguindo para o local para realizar a averiguação e tomar as medidas policiais. 
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook