Cruzeiro do Alto da Sé destruído por ataque de vândalos

Foto: Reprodução WhatsApp
Dois dias após celebrar seu padroeiro de Olinda São Salvador do Mundo, o Alto da Sé foi alvo do ataque covarde e despropositado de vândalos que destruíram na madrugada de hoje (8) o Cruzeiro que fica em frente à Catedral Metropolitana.
O conjunto de monumentos que compõe o Alto da Sé, é tombado pela UNESCO como Patrimônio da Cultural da Humanidade, assim como todo o Sítio Histórico da cidade. O local é apontado como o ponto turístico mais visitado do estado e vem sofrendo com o descaso e a falta de cuidado que merece.
O Cruzeiro faz parte desse conjunto tombado. Remota do Século 18 e sua importância religiosa e histórica é tanta quanto da própria Catedral, já que os dois monumentos dialogam entre si.
A historiadora Aneide Santana, moradora da cidade, se mostrou chocada e acima de tudo muito triste com essa situação. “O Conselho de Preservação alertou no início da pandemia da necessidade de se ter um cuidado maior com Patrimônio Histórico nesse período. A cidade está parada e isso é um prato cheio para o vandalismo. Não podemos pensar um cuidar dessa riqueza de forma desarticulada. Prefeitura, IPHAN, FUNDARPE e Conselho Estadual de Preservação precisam urgentemente voltar a dialogar com a sociedade civil.. Essa maravilha não é minha, muito menos de A ou B. Olinda é patrimônio de toda a humanidade e precisa ser tratada como tal” desabafou a historiadora.
O Presidente do Conselho de Preservação dos Sítios Históricos de Olinda, arquiteto Jorge Tinoco, lamentou o ocorrido e confirmou o alerta. “As ruas e ladeiras históricas de Olinda estão desertas. Sem movimentação comercial e turística, nossos monumentos ficam vulneráveis à ação de vândalos. O CPSHO alertou o poder público local para essa situação. O Alto da Sé tem pouquíssimos moradores e posto da Guarda Municipal e da Policia Militar estão desativados” alertou mais uma vez Tinoco.
O secretário de segurança urbana de Olinda, Coronel Pereira Neto, informou que a Guarda Municipal, assim que tomou conhecimento isolou o local. A polícia civil foi acionada para iniciar as investigações. Quanto ao posto de apoio da GM no Alto da Sé “Desde que essa gestão instalou o posto do Alto da Sé, ele funciona regularmente até às 18h” finalizou Pereira.
Segundo a Companhia Independente do Turista, CiaTur, responsável pelo patrulhamento no local, recebeu a informação que o individuo que praticou o ataque foi localizado em unidade hospitalar. Uma viatura policial comandada pela Sub-Tenente Valentina, oficial de plantão, está seguindo para o local para realizar a averiguação e tomar as medidas policiais.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 07/05/2021
Prefeitura do Recife distribui mudas ornamentais e...
Ação sustentável e afetiva contemplará as 100 primeiras mães que...
- Por REDAÇÃO
- 09/04/2021
Luta contra discriminação de gênero no esporte é tema...
Museu do Futebol realiza debate "Insurgentes" nesta terça (13), às...
- Por REDAÇÃO
- 08/04/2021
Bijuterias produzidas por voluntária ajuda na manutenção...
Isabela Moraes que tem 29 anos é advogada, artista plástica e gosta...
- Por REDAÇÃO
- 05/03/2021
Shopping Costa Dourada e Secretaria da Mulher do Cabo...
Para assinalar o Dia Internacional da Mulher será montada uma...
- Por REDAÇÃO
- 02/03/2021
Instituto de Inclusão e Cidadania de Pernambuco (IICPE)...
Projeto traz depoimentos de mulheres com deficiência e será...
- Por REDAÇÃO
- 20/02/2021
Antônio Campos é eleito sócio efetivo do Pen Clube
O Pen Clube está presente em mais de cem países e é órgão...