Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Diversos

Dia do Caminhoneiro(16/09): início da manhã é o melhor horário para abastecer, mas pouca gente sabe

Por: REDAÇÃO PORTAL
Cerca de 65% dos profissionais do volante enchem o tanque fora da faixa do dia que proporciona melhor aproveitamento do diesel armazenado

Foto: O início da manhã é a faixa do dia recomendada pelos especialistas porque a temperatura do diesel armazenado nos postos está mais fria e isso favorece uma transferência maior de combustível para o tanque do veículo.

16/09/2023
    Compartilhe:

 

Neste Dia do Caminhoneiro, 16 de setembro, nada melhor do que falar sobre uma das questões mais importantes para esse profissional que tem contribuição fundamental para o Brasil: economia de combustível. Com o diesel explodindo de preço recentemente (ver dados abaixo), é recomendado se valer de todas as estratégias possíveis para gastar menos para rodar.  

Um levantamento da ValeCard, empresa especializada em soluções de gestão de frota, mostra que o horário de pico de abastecimento de caminhões nas estradas brasileiras é entre 6h e 10h, representando 35% do total. O que pouca gente sabe é que esse comportamento, motivado por uma questão de preparação para o dia de trabalho, proporciona uma vantagem econômica: o início da manhã é a faixa do dia recomendada pelos especialistas porque a temperatura do diesel armazenado nos postos está mais fria e isso favorece uma transferência maior de combustível para o tanque do veículo. 

“Estudos comprovam a influência da temperatura nas moléculas dos combustíveis. À tarde, quando está mais quente, o líquido armazenado nos postos se expande, completando o tanque com menor quantidade de moléculas de diesel. Principalmente em frotas corporativas, essa ineficiência pode representar um gasto adicional relevante”, diz Brendon Rodrigues, Head de Portfólio e Inovação da ValeCard. 

Hábitos dos caminhoneiros ao abastecer 

A ValeCard, que fornece soluções de gestão de frotas para cerca de 600 mil veículos corporativos, fez um levantamento para conhecer os principais hábitos de abastecimento dos caminhões, no que se refere a horários, com base em transações realizadas em mais de 25 mil postos de combustíveis de todo o Brasil desde o início de 2023.  

Veja, a seguir, o percentual de de abastecimento em cada fase do dia: 

- 69,58% dos abastecimentos são feitos entre 8h da manhã e 18h;  

- 16,54% ocorrem entre 18h e meia-noite; 

- O período entre meia-noite e 8h da manhã representa 13,88% do total de abastecimentos. 

Diesel nas alturas 

No dia 15 de agosto a Petrobras anunciou um reajuste de 26% no preço do litro do diesel nas refinarias. E não demorou muito para que esse aumento fosse repassado, em boa parte, aos consumidores. 

Segundo levantamento da ValeCard, em agosto o diesel ficou 10,01% mais caro nos postos de combustíveis, com média nacional de R$ 5,759 por litro. Já na semana de 04 a 10 de setembro, o preço médio foi de R$ 6,360.

 

Muitas datas para celebrar....

 

No dia 30 de junho a comemoração acontece no estado de São Paulo, pois no dia 30 de dezembro de 1986, o então governador do estado, Franco Montoro, assinou a Lei Estadual nº 5.487, estabelecendo 30 de junho como o “Dia do Caminhoneiro(a)” no Estado de São Paulo.

O 25 de julho é o dia de santo padroeiro dos caminhoneiros, São Cristóvão. Nesta data costumam ser realizadas missas, procissões, festas e carreatas com a bênção dos veículos. São Cristóvão não é apenas o padroeiro dos caminhoneiros e caminhoneiras, mas também de todas as pessoas que estão à frente dos volantes/guidões, incluindo motoqueiros, motoristas de ônibus, taxistas, e outros pilotos e motoristas de todos os meios de transporte.

O 16 de setembro é a data comemorativa oficial, que vale para o Brasil todo. O Dia Nacional do Caminhoneiro foi oficialmente decretado com a Lei Federal n° 11.927, de 17 de abril de 2009, assinada pelo então vice-presidente no exercício do cargo de Presidente da República, José de Alencar Gomes da Silva.

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook