Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Cultura

Mariana Rocha lança primeiro EP em parceria com João Cortez

Por: SIDNEY NICÉAS
Alê Neres,do Quintalcast, volta ao Tesão com música boa, falando sobre o primeiro EP de Mariana Rocha, em parceria com o músico João Cortez.

Foto: Reprodução/quintalcast

06/01/2024
    Compartilhe:

*por Alê Neres

 

A intérprete e compositora Mariana Rocha, artista da cena alternativa autoral recifense, lançou o seu primeiro EP, intitulado Paladar, nas principais plataformas de streaming de áudio (Spotify, Deezer, Amazon Music, Apple Music, iTune Store, Tidal, Anghami) e também em visualizer gratuito e acessível, com intérprete de libras, no canal de vídeos da cantora no Youtube. As sete faixas do disco são uma colaboração com o também músico recifense João Cortez. O projeto de produção e distribuição do EP foi contemplado pelo edital do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC), em aporte da Prefeitura do Recife, e apoio do MAMAM - Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães.
Mariana Rocha e João Cortez buscam traduzir no EP “Paladar” o imaginário da juventude contemporânea ao abordarem, através de uma estética sonora que dialoga com o pop alternativo e a MPB, temáticas relacionadas a questões comuns aos jovens. Relacionamentos afetivos, sexualidade e esoterismo são alguns dos pilares que nortearam o processo criativo dos autores. 

Mariana Rocha, enquanto mulher negra, pansexual e candomblecista, utilizou-se das influências de sua trajetória na constituição das faixas musicais do EP Paladar. Há quase uma década na carreira musical, a artista integra o cenário cultural do Recife como intérprete, através de shows em casas noturnas, eventos institucionais, particulares, comunitários e em grupos musicais, além de já ter feito participações em shows de artistas como Ivete Sangalo, Ayrton Montarroyos e Nena Queiroga. Mariana Rocha participou do programa musical The Voice Kids, da TV Globo, em 2016.

Já João Cortez é produtor e compositor da capital pernambucana, tendo iniciado a sua carreira artística no lançamento do single “Neruda” em parceria com GOMES, sendo a primeira das três faixas do EP “Apartamento”. Desde então, João vem fazendo colaborações com artistas locais e tem ampla experiência em lançamentos e concepções de EPs. João Cortez também é fundador, em parceria com o músico Erraudo, do coletivo artístico-musical Camaleoa em 2022.

A soma do repertório sociocultural de Mariana Rocha e João Cortez resultou no EP Paladar, que é capaz de dialogar em diferentes perfis sociodemográficos com potencial de grande alcance regional/nacional a partir do Youtube.

"Paladar nasceu da simples vontade de criar. Eu e João nem nos conhecíamos direito quando começamos a nos encontrar pra compor e nem sabíamos se daria certo. À medida que fomos trocando referências musicais, perspectivas de vida e palavras ritmadas, gravando bases no quarto de João com o microfone apoiado numa luminária, o EP foi tomando um corpo mais robusto do que imaginávamos. O processo, assim como as músicas, foi intimista, despreocupado e caloroso. Colocamos alí os nossos corações e criamos juntos uma narrativa que traduz a nossa parceria musical e amizade."

"Acho que "Paladar" encanta pela autenticidade, já que naturalmente buscamos imprimir no som uma estética pouco explorada pela música pernambucana. Com sonoridade contemporânea e digital, essa é a nossa sugestão para uma face do pop alternativo que fala, com o nosso sotaque, sobre amor, sexualidade e espiritualidade de maneira escancarada e livre, assim como foi o nosso processo criativo."


 

FAIXAS DO EP “PALADAR”:

1. Intro

2. Me Festeja

3. A Última

4. Mastigado

5. Brincadeira

6. Mandinga

7. Louca por você

 

 

FICHA TÉCNICA:

Direção geral: Mariana Rocha

Composição: Mariana Rocha e João Cortez

Produção musical: João Cortez

Mixagem e masterização: Benke Ferraz

Produção executiva: Raian Oliveira

Produção audiovisual: Cecília Moreira

Design: Miglito e Vick Falcão 

Direção de arte: Roz Produz

Assistência de arte: Maria Sales 

Direção de fotografia: Lucas Marçal 

Assistência de fotografia: Laura Castor

Edição: Vinicius Cursino

Consultoria criativa: Moises Rocha Junior 

Make: Natália Brown

Styling: Cabrochas

Apoio: MAMAM - Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães

Assessoria de imprensa: Dea Almeida (Alcateia Comunicação e Cultura)

 

 

Links:

Youtube (https://www.youtube.com/@marianarocha6181?si=RiXIQL9K-mfF7NHR) 

Spotify (https://spotify.link/ecXLJ8ACYDb) 


 

CONTATO - ASSESSORIA DE IMPRENSA

Alcateia Comunicação e Cultura

Andréa Almeida: (81) 99172-3222

[email protected]

Instagram: @alcateia.comunicacao


 

Por: Andréa Almeida 

--

Alê Neres é formado em Engº Ambiental, com especialização em Segurança do trabalho, consultor, Auditor e Diretor técnico da Qualiseg Consult. Nascido no Cabo de Santo Agostinho, iniciou na comunicação em 2002 com programa em Rádio Comunitária (rádio de poste).  Entre programas de rádio, produziu festival de música, criou blog, site e canal no Youtube para falar sobre artistas de sua terra natal, quando em 2009 conheceu a podsfera e se apaixonando por podcast. Hoje produz e comanda o projeto quintalcast.com.br com sua própria “Podsphere”, para falar o que bem quiser e produzir.

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook