“O prédio tremeu, o chão subiu”, diz brasileira no Líbano

Meirielly Reis é brasileira e mora em Beirute. Ela mora em um bairro a 15 minutos da região portuária onde ocorreu a explosão na cidade ontem. Ela conta que se assustou com os estouros e sentiu os efeitos na sua residência.
“Na hora da explosão eu estava em casa. A primeira foi leve, a segunda mais forte e a terceira estrondante, como uma onda de energia e calor inundasse tudo por aqui. O prédio tremeu, o chão subiu. Tremia e voltava. Isso aconteceu quatro vezes. Eu achei que era um terremoto. Só pensei em sair de casa”, relatou à Agência Brasil.
As janelas fechadas se romperam com a pressão e a onda avançou para dentro das casas. A janela da casa de Meirielly estava aberta, então os vidros não quebraram. Mas na garagem onde guarda o carro, isso ocorreu. Depois de cinco minutos, uma nuvem vermelha invadiu todo o céu. Em seguida começou a cair pedaços de fragmentos, como uma chuva negra que cobriu toda a região. “Foi uma coisa muito assustadora”, lembra.
Meirielly mora no Líbano há oito anos. Casada com um libanês, disse à reportagem que preferiu criar os quatro filhos no país.A brasileira contou que ainda não recebeu contato da embaixada do Brasil no país para avaliar a sua situação e que não conhece nenhum brasileiro que foi contactado. Ela disse que não viu ainda nas ruas o tamanho do estrago. Isso porque a brasileira não teve coragem de sair de casa até o momento.
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores afirmou que não há registro de brasileiros feridos ou mortos. A pasta acompanha a situação.
“O Itamaraty seguirá acompanhando a situação por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, em coordenação com a Divisão de Assistência Consular (DAC) em Brasília”, diz o comunicado.
O Itamaraty informou também que o telefone de plantão consular está disponível para os brasileiros vivendo no país. O número é +961 70108374. Também é possível entrar em contato com o núcleo de assistência a brasileiros do Ministério em Brasília por meio do e-mail: [email protected] Para quem deseja entrar em contato por telefone do Brasil o número é +55 61 98197-2284.
Com informações da Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 07/05/2021
Prefeitura do Recife distribui mudas ornamentais e...
Ação sustentável e afetiva contemplará as 100 primeiras mães que...
- Por REDAÇÃO
- 09/04/2021
Luta contra discriminação de gênero no esporte é tema...
Museu do Futebol realiza debate "Insurgentes" nesta terça (13), às...
- Por REDAÇÃO
- 08/04/2021
Bijuterias produzidas por voluntária ajuda na manutenção...
Isabela Moraes que tem 29 anos é advogada, artista plástica e gosta...
- Por REDAÇÃO
- 05/03/2021
Shopping Costa Dourada e Secretaria da Mulher do Cabo...
Para assinalar o Dia Internacional da Mulher será montada uma...
- Por REDAÇÃO
- 02/03/2021
Instituto de Inclusão e Cidadania de Pernambuco (IICPE)...
Projeto traz depoimentos de mulheres com deficiência e será...
- Por REDAÇÃO
- 20/02/2021
Antônio Campos é eleito sócio efetivo do Pen Clube
O Pen Clube está presente em mais de cem países e é órgão...