Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Literatura

Para Exercitar a Mente de Quem Lê e Escreve

Por: SIDNEY NICÉAS
Sidney Nicéas, Ricardo Mituti e Casa Arca (SP) lançam oficina que une Laboratório de Leitura e Oficina de Escrita

Foto: Divulgação/Arte Tesão Literário

10/07/2022
    Compartilhe:

*da Redação

Ler é um processo múltiplo, que desperta a mente para inúmeros estímulos e possibilidades. Mais ainda quando se lê Literatura: estímulos à criatividade e à ludicidade, despertar do pensamento crítico (exercitando, e muito, o cérebro), melhora da concentração, memorização e flexibilidade analítica, ampliação do conhecimento léxico e filosófico, desencadear de ideias e habilidades de escrita, estímulo do conhecimento do humano (e o autoconhecimento)… São muitos os conhecidos benefícios. Pensando nisso, os escritores Sidney Nicéas e Ricardo Mituti, em parceria com a Casa Arca - Humanidades, Literatura & Experiências, de São Paulo (SP), acabam de lançar a oficina “Laboratório de Leitura e Criatividade Narrativa”, que acontecerá nas noites das quartas-feiras entre agosto e dezembro deste ano, em formato online, com vagas limitadas. As inscrições já estão abertas e as aulas resultarão na publicação de uma antologia escrita pelos(as) participantes, em formato e-book.

Voltada para leitores(as), escritores(as) - profissionais e/ou amadores(as) - e participantes de Laboratórios de Leitura em geral, com idade a partir de 16 anos, sem restrição de formação e/ou carreira profissional, a oficina é uma união do tradicional Laboratório de Leitura, o LabLei - metodologia criada em 2003, na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP) pelos professores Dr. Dante Gallian e Dr. Rafael Ruiz Gonzalez - com a Oficina de Criatividade e Escrita, que vem sendo ministrada por Nicéas há uma década. “Usamos a metodologia do LabLei aliada às técnicas da escrita criativa, ampliando não somente o mergulho nos processos afins de leitura e escrita, mas auxiliando na ampliação do pensamento crítico e nos caminhos para a produção textual enquanto hobby ou alternativa de carreira”, explica Ricardo Mituti, que além de escritor, acumula mais de 180 horas de experiência como coordenador de Laboratório de Leitura.

O programa da oficina prevê aulas às quartas-feiras, das 20h às 22h, com módulo inicial que trabalhará a obra “O Conto da Ilha Desconhecida”, do português José Saramago, no contexto do Laboratório de Leitura, coordenado por Ricardo Mituti e com participação do escritor Sidney Nicéas. Nicéas, por sua vez, assumirá o comando da oficina nos módulos subsequentes, mergulhando nas técnicas de criatividade e escrita literária, com participação de Mituti. “O somatório de encontros do já consagrado LabLei com as aulas de criatividade narrativa proporcionará aos participantes a compreensão da criatividade e do potencial da escrita literária com todas as suas camadas – o que também inclui a leitura e todas as suas abrangências –, promovendo, por meio do pensamento crítico, da construção gramatical e das análises sociofilosóficas, o crescimento humano e, não menos importante, a utilização da escrita literária – e da Literatura em si”, complementa o escritor pernambucano, que já ministrou dezenas de oficinas e workshops de criatividade e escrita, dentro e fora do país.

A oficina “Laboratório de Leitura e Criatividade Narrativa” tem como objetivo despertar os afetos, promover reflexões e fomentar o conhecimento do humano – e o autoconhecimento, por consequência – a partir de narrativas literárias de ficção, trabalhando também a criatividade com fins de capacitação na escrita literária e ênfase na interpretação de textos literários. No total serão 18 horas e 30 minutos de trabalho, finalizados com a produção de um conto inédito pelos(as) participantes, cuja temática deverá ter relação com as questões humanas suscitadas pela obra de Saramago durante o Laboratório de Leitura. E tudo resultará no lançamento virtual da antologia da oficina em formato e-book, em evento online a ser realizado em dezembro. O certificado digital de conclusão da oficina será emitido pela Casa Arca – Humanidades, Literatura e Experiência.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo WhatsApp (11) 99631-2800 ou pelo e-mail [email protected] Mais informações podem ser obtidas no site da Casa Arca: http://casaarca.com.br/eventos/ago-dez2022-oficina-laboratorio-de-leitura-e-criatividade-narrativa-com-ricardo-mituti-e-sidney-niceas/.

 

PROGRAMA:

ETAPA I: Laboratório de Leitura (04h30)

– Encontro 1 (17/8): Histórias de Leitura (01h30)

– Encontro 2 (24/8): Itinerário de Discussão (01h30)

– Encontro 3 (31/8): Histórias de Convivência (01h30)

ETAPA II: Laboratório de Criatividade Narrativa (10h)

– Aula 1 (14/9): Criatividade na Escrita – Como botar ideias no papel (02h)

– Aula 2 (21/9): A imagem na escrita (02h)

– Aula 3 (28/9): Pontuação Criativa e Ritmo Narrativo (02h)

– Aula 4 (5/10): Criação de Personagens e os Diálogos na Literatura (02h)

– Aula 5 (19/10): Função, Proposta e Propósito na Escrita Literária (02h)

ETAPA III: Produção Textual (04h)

– 02 aulas (26/10 e 09/11) para análise dos textos produzidos em casa pelos participantes*, com com aplicação da metodologia da oficina (02h cada).

*A decisão de ler seu próprio texto ou tê-lo lido abertamente durante o encontro caberá exclusivamente a cada participante.

ETAPA IV: Revisão e Lançamento

– Revisão final e edição dos textos para publicação pelos ministrantes, com lançamento da antologia em formato e-book no dia 14/12/22.

 

OS MINISTRANTES

Ricardo Mituti é jornalista, escritor e Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), na área de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, com pesquisa em “Humanidades, Narrativas e Humanização em Saúde”, sob orientação de Profº Dante Gallian. Atua como assessor de comunicação desde o ano 2000. Acumula mais de 180 horas de experiência como coordenador de Laboratório de Leitura. É coautor do livro "O Brasil do Sol Nascente” e autor de “Histórias (Quase) Verídicas” e “Órfãos de São Paulo”. É, ainda, coapresentador do podcast lítero-filosófico Leia a Bula, com Profº Dante Gallian, idealizador e apresentador do talk show lítero-cultural Epígrafes – no ar na internet entre 2016 e 2016 – e da experiência temática de viagem Viva Livros. Colabora mensalmente com o Blog Tesão Literário. Integrou a equipe multidisciplinar de formadores e desenvolvedores da pedagogia do Alicerce Educação. Também é palestrante, redator, roteirista, produtor, editor, ghost writer, narrador de audiolivros, mediador de debates, mestre de cerimônias e consultor para assuntos do mercado editorial e livreiro. 

https://www.instagram.com/ricardomituti_escritor/ 

 

Sidney Nicéas é escritor pernambucano e tem cinco obras publicadas, sendo a sexta programada para lançamento no segundo semestre de 2022. Colunista de Literatura das Rádios CBN e Transamérica, ambas de Recife (PE), preside a Ideação, co-realizadora da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. Editor do Blog Tesão Literário, no portal de notícias Ver Agora, também é professor universitário e ministra oficinas e workshops de Criatividade e Escrita dentro e fora do Brasil. É sócio-fundador da União Brasileira de Escritores - UBE Olinda e membro honorário da Academia de Cultura da Bahia. Também é Relações Públicas com MBA em Gestão de Pessoas, Pós-Graduando em Escrita Criativa e proprietário da assessoria de comunicação Sidney Nicéas Comunicação Integrada. Integra, ainda, os projetos sociais Sertânia Sem Fome e Mundo do Lua, além de promover diversas ações que visam a inclusão social pela Literatura.

https://www.instagram.com/sidneyniceas/ 

 

Casa Arca – Humanidades, Literatura & Experiências figura como um refúgio – ainda que não apenas enquanto local físico -, um remanso de paz e acolhimento, essencial para esse reencontro com a dimensão humana da existência. Por meio de Laboratórios de Leitura e cursos especializados, envolvendo diversas dimensões das humanidades, das artes e especificamente da literatura, a Casa Arca apresenta-se como instituição privilegiada para o cultivo de conhecimentos, saberes e práticas que visam reintegrar o ser humano consigo mesmo, com o seu semelhante e com a sua comunidade em suas mais amplas dimensões.

https://www.instagram.com/casa_arca/ 

http://casaarca.com.br/

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook