Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Turismo

Sairé representa o interior pernambucano na nova direção da Astur

Por: REDAÇÃO PORTAL
José Antônio Alves, secretário de turismo da cidade do Agreste, foi eleito por aclamação como representante do interior pernambucano, no pleito que reconduziu Edygar Santos, de Afogados da Ingazeira, para a presidência no biênio 2021-2022.

Foto: Reprodução WhatsApp

06/03/2021
    Compartilhe:

Na manhã dessa sexta-feira (5) a Associação dos Secretários de Turismo do Estado Pernambuco - Astur/PE elegeu, através de assembleia remota, a nova Diretoria Executiva para o Biênio março de 2021 a março de 2023.

A Assembleia Geral Ordinária - AGO, para eleição e posse da Diretoria Executiva da Astur/PE foi realizada através da plataforma Google Meet com os associados adimplentes da entidade, em função dos decretos e recomendações de distanciamento social por causa da pandemia de Covid-19 e, presencialmente, cumprindo todos os protocolos sanitários. 

Foram eleitos como Presidente, 1° Vice-presidente e 2° Vice-presidente respectivamente: Edygar Santos, Secretário de Turismo de Afogados da Ingazeira, Ricardo Oliveira, Secretário de Turismo Itapissuma e Josenildo Santos, Secretário de Turismo Agrestina. A Assembleia também elegeu o representante dos Secretários do Litoral e Região Metropolitana do Recife, o Secretário Executivo de Turismo do Recife, Mustafá Dias e representante dos Secretários do interior do Estado, José Antônio, Secretário de Turismo de Sairé.

A Astur/PE é uma das principais entidades representativas do turismo em Pernambuco. Com 30 anos de atuação, tem participação decisiva na captação de recursos para o turismo nos municípios e no desenvolvimento do trade pernambucano.

Cidade do Agreste Pernambucano, Sairé já ocupou lugar de destaque entre os destinos turísticos de Pernambuco. O município é reconhecido pelo seu clima agradável e pelo cuidado com o meio ambiente, anorada em uma vitoriosa política de tratamento dos resíduos sólidos, iniciada no ano de 2005. Em um passado não tão distante, Sairé recebia milhares de turistas durante os festejos juninos, onde a “Guerra de Buscapés” era a grande atração, na Festa da Laranja. Nos últimos anos esses eventos perderam força ou até deixaram de serem realizados, como foi o caso da Festa da Laranja.

Com a pandemia do Covid-19, que tem imposto restrições à circulação de pessoas, o turismo no mundo inteiro sofreu um abalo significativo. Mas isso não desanima o atual prefeito Gildo Dias (PL). Desde que assumiu o governo de Sairé em 1º de janeiro de 2021, Gildo vem buscando reinserir o município entre as prioridades dos governos federal e estadual. Para isso, com a articulação do vice-líder do governo, deputado federal André Ferreira (PSC), já esteve em duas reuniões com o Ministério do Turismo em Brasília, entregou pessoalmente pleitos  ao governador Paulo Câmara (PSB), em audiência articulada pelo presidente da Assembelia Legislativa, deputado estadual Eriberto Medeiros (PP) e está firmando uma importante parceria com a Fundação Joaquim Nabuco - Fundaj, órgão do Ministério da Educação, presidido pelo escritor e acadêmico Antônio Campos.

José Antônio Alves, atual secretário de desenvolvimento econômico e turismo de Sairé, eleito agora para a diretoria da Astur, tem vasta experiência na área do turismo e da cultura. Foi secretário municipal nas cidades do Cabo de Santo Agostinho e Rio Formoso, além de secretário de Estado do Acre. Essa vivência lhe rendeu muitos amigos em várias esferas, tanto em Pernambuco como em Brasília. Vivendo a alguns anos em Sairé, onde possui uma propriedade, aceitou o convite do prefeito e não tem medido esforços para preparar a Terra da Laranja para a nova realidade de inserção no circuito turístico pernambucano, além de conquistar alternativas de geração de emprego e renda para os habitantes de Sairé. A sua eleição para a Astur é como uma “volta à casa”., já que José Antonio foi um dos fundadores da entidade. 

A nova diretoria foi empossada ontem mesmo e o novo mandato seguirá até março de 2023.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook